- Gato
- 1 likes
- 1495 visualizações
- 0 comentários
Engane-se quem imagina que o hábito tão comum entre os bichanos de passar horas a lamber é suficiente para manter em dia a higiene do animal. O comportamento está ligado à proteção do felino na natureza, sendo uma forma dele camuflar seu cheiro e não deve ser confundido com um banho meramente higiênico. Além dele, para manter os pets limpos e saudáveis, os donos precisam ficar atentos com alguns itens. Gatos são extremamente limpos, mas existem muitos mitos ligados à sua higienização.
O principal mito ligado aos gatos é o de que os banhos com água, shampoo e condicionador são dispensáveis. Alguns profissionais ainda insistem em conceitos ultrapassados e paradigmas da criação e convivência com os felinos que precisam ser quebrados. O gato deve tomar banho sim, pois sua língua retira uma parte da sujidade, mas a sua saliva não é anti-bacteriana. Além do mais, ninguém quer um gatinho sujo em casa ou apartamento, muito menos na cama ou sofá.
Outra ideia equivocada é a de que os gatos têm medo de água. Quem convive com os gatos sabe que eles adoram água corrente. É muito comum vê-los brincando com as patinhas e até mesmo lambendo a água de uma torneira. Na verdade, o animal foge do banho porque não foi condicionado a esse cuidado desde pequeno. Também é comum que o animal fique arisco quando o procedimento é realizado por um profissional não especializado. O que o gato não gosta é de um profissional de estética que não os entende, não tem informações sobre produtos específicos para suas particularidades e não entende sua linguagem corporal.
A maioria dos profissionais tem mais intimidade e está mais habituado aos cuidados com os cães, mas hoje temos cursos e treinamentos tanto para os lojistas, quanto para veterinários, colaboradores, esteticistas e banhistas.
O médico veterinário também é muito importante nesse processo, ou seja, nas consultas deve orientar o proprietário que o gato deve ser condicionado desde pequeno aos banhos e escovação; até mesmo por uma questão de guarda responsável e higiene que o proprietário terá que exercer. Gatos soltam muito pêlo e se não escovados e não banhados podem trazer riscos tanto para o gato, quanto aos membros da família do bichano.
Segredos de um banho eficiente
Quando acostumados e condicionados desde pequenos os gatos adoram o banho. Utilizar produtos que respeitam as particularidades da espécie e de cada uma das raças é fundamental.
Ter um gato é algo muito especial. É necessário informar-se e também lembrar que os profissionais devem realmente conhecer a linguagem desse cliente tão exigente.
O primeiro passo é retirar a sujeira presente na pelagem do gato. Para isso deve-se usar um shampoo pré-lavagem que abre as escamas do pelo. Em seguida, o ideal é utilizar um produto específico para o tipo de pelo. Gatos com pelagem clara devem usar um shampoo tonalizante para pelos brancos. Os de pelagem oleosa também precisam de um shampoo específico redutor de oleosidade. Também existem produtos para dar um volume extra e realçar ainda mais a beleza da pelagem. Para os gatinhos que tomam banho com frequência deve-se optar por um produto neutro e hipoalergênico, sempre exclusivo para gatos. Lembre-se, gato não é cão pequeno.
Ao finalizar a lavagem, o ideal é utilizar um condicionador com queratina. Deve-se utilizar uma quantidade pequena do produto na pontas dos dedos e aplicar nas pontas dos pelos. A queratina é importante para fechar as escamas do pelo que foram abertas para retirar a sujeira.
Para felinos que não gostam do barulho do secador a dica é secar o gato com a toalha, que deve ser sempre higienizada. De seguida, colocá-lo na máquina de secar e depois finalizar com o secador.
Atualmente, já existe no mercado secadores com pouco ruído, que é utilizado nos melhores centros estéticos com profissionais especializados em gatos.
No caso dos banhos na pet shop, muitos clientes que possuem gatos já estão cobrando do profissional responsável pelo serviço sua especialização em banhos para gatos e em suas raças diversas além de produtos específicos.
Hoje o groomer precisa ter curso e ser certificado para banho de gatos, inclusive, o médico veterinário pode fazer curso direcionado para orientação desse profissional. O serviço precisa ser diferenciado, e o ideal é trocar informações com o profissional sobre a rotina e o comportamento do gato, conversa esta que deve ter atualização constante.
Comentários (0)
Novo comentário