Ensinar as crianças a cuidarem de um cão

É importante escolher o cachorro certo para apresentar em casa e preparar as crianças para a sua chegada de modo a garantir que ambos ficam felizes e seguros.

Ensinar os seus filhos

A chegada de um cachorrinho a casa é uma altura extremamente excitante para as crianças. Contudo, é importante explicar-lhes que o seu novo animal de estimação não é um brinquedo e que devem ter cuidado com o seu novo companheiro. As apresentações podem ser assustadoras para um cachorro pequeno e as experiências negativas terão um efeito duradouro. O período de socialização e em que têm medo começa às quatro semanas e dura até às 14 semanas, e qualquer trauma ocorrido durante este período pode ter consequências duradouras. Por isso, é importante que a apresentação seja feita num ambiente sossegado e descontraído, onde as crianças sejam encorajadas a manterem-se calmas.

Para dar o devido apoio durante este processo, pode:

Pedir às crianças que se sentem no chão e deixar que o cachorro venha primeiro até elas. Ensinar as crianças a lidarem com o seu novo animal de estimação, apoiando o corpo dele com cuidado, se lhe pegarem. A melhor maneira é segurar-lhe com uma mão aberta por baixo da barriga e apoiá-lo por trás com a outra mão. Quando as crianças aconchegarem o cachorrinho, certifique-se de que não o agarram com demasiada força.

Garantir que o cachorro e as crianças estão seguros

Há uma série de fatores que ajudarão a manter tanto o cachorro como os seus filhos seguros enquanto crescem juntos. Ao lembrar às crianças de que elas têm um papel a desempenhar no desenvolvimento e na segurança dos seus cachorros, é também possível permitir-lhes que assumam alguma responsabilidade.

Para evitar mordidas e arranhões, ensine o seu filho a:

  • Não perturbar o cachorro quando estiver a dormir ou comer.
  • Não o olhar diretamente nos olhos.
  • Não segurá-lo com demasiada força nos braços.
  • Não lhe dar comida da mesa.

As crianças com menos de 10 anos não devem ser deixadas sozinhas com o cachorro. Deve estar sempre presente um adulto quando as crianças e os cachorros brincarem juntos.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

Novo comentário