Em geral, é aconselhável que o cão coma apenas a sua comida, mas no caso do chocolate não só não é bom, como pode ser tóxico.

Existe a crença de que o chocolate provoca cegueira porque o teor em açúcar causa diabetes mellitus que, por sua vez, origina cataratas que dão lugar à perda de visão. No entanto, o chocolate não causa diabetes, mas pode ser tóxico.

Composto por uma mistura de grãos de cacau com manteiga de cacau, também contém teobromina, uma substância que pode ser tóxica para o cão. A toxicidade depende da dose que, por sua vez, varia conforme o tamanho do cão, a quantidade de chocolate ingerida e o tipo de chocolate.

Se o cão ingerir pequenas quantidades de chocolate podem produzir-se distúrbios digestivos por refluxo do conteúdo do estômago para o esófago. Mas se ingerir uma grande quantidade produz-se toxicidade devido à teobromina, que pode causar hiperatividade, agitação, aumento da frequência cardíaca, aumento da diurese, diarreia, tremores e, potencialmente, até mesmo a morte.

O tratamento precoce é muito eficaz em caso de envenenamento, mas o melhor é a prevenção e impedir que o cão coma chocolate.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

Novo comentário