A primavera já está aqui! Com ela chega o sol, os campos ficam verdes e aparece… algum visitante não desejado.

Agora que começa o bom tempo proteja o seu gato de doenças, alergias e parasitas habituais.

Parasitas externos

Apesar de poderem incomodar em qualquer época do ano, com o calor é normal que o nosso gato saia mais de casa para brincar na relva e interatuar com outros animais e, por isso, pode apanhar com maior facilidade pulgas, carraças e tinha.

  • Pulgas: não vai poder parar de se coçar e vai lamber-se com mais intensidade, o que pode produzir inflamação na pele, por coçar-se, e uma maior ingestão de pelo. Para além disso, são bastantes os casos de gatos que têm alergia à própia picadura das pulgas. Por isso, se o seu gato tem estes “clandestinos”, vai ter que tratá-lo com produtos adequados para ele. E não se esqueça do seu entorno! Especialmente onde dorme, já que aí podem haver ovos de pulgas e voltar a infestar-se.
  • Carraças: se o seu gato tem acesso ao exterior, repare no pescoço e nas orelhas, dado que costumam agarrar-se nestas zonas às quais ele não chega com facilidade quando se limpa. Apesar de incomodativas, são fáceis de eliminar com um tratamento específico, mas não fique parado, porque transmitem doenças muito graves.
  • Tinha: estes fungos microscópicos causam uma afeção dérmica muito resistente, estendida e contagiosa.

Alergias

Tal como as pessoas, os gatos também podem ter alergia: reação imunológica a uma determinada substância que não é nociva para outros indivíduos. Há muitas coisas comuns que podem produzir-lhe alergia ao nosso amigo, como vários perfumes ou produtos de limpeza, vários alimentos, além de outras causas específicas da primavera. Destas causas estacionais podemos destacar:

  • Pólen de várias plantas: nesta época do ano é quando existe mais quantidade de pólen no ambiente. Se o nosso gato é alérgico, na primavera irão acentuar-se os sintomas. Além disso, se tem acesso ao exterior, terá mais probabilidades de entrar em contacto com o pólen ao qual seja alérgico. Este tipo de alergias produzidas pela inalação de determinados elementos alérgenos podem provocar lesões na pele e um coçar intenso. Não se descuide e peça conselho ao seu veterinário o mais rápido possível!
  • Picaduras de pulga e produtos antipulgas: como já comentámos, as pulgas podem ocasionar com a sua picadura uma alergia no seu gato, irritando e inflamando a sua pele. Além disso, alguns produtos antipulgas podem causar-lhe também reação, razão pela qual lhe recomendamos que siga as indicações do fabricante e do veterinário. Também lhe recomendamos prevenir durante todo o ano as picaduras, ou bem com coleiras antiparasitas ou com pipetas.

Como saber se o seu gato tem alergia?

Há muitos tipos de alergia e, por isso, sintomas diferentes, motivo pelo qual deve prestar especial atenção se se coça muito, se a pele envermelhece, se lhe falta pelo, se tem a pele inflamada, se vomita ou tem diarreia. Nestes casos, leve-o ao veterinário para que lhe possa fazer as provas necessárias.

É muito usual que se a sua mascote tem um tipo de alergia, seja também mais sensível a outros alérgenos ou doenças. Quer estar tranquilo perante a chegada do bom tempo?

  • Fortalecendo o seu sistema imunitário com uma alimentação rica em antioxidantes e ácidos gordos da série omega 3 poderá ajudar as defesas do seu gato a manterem afastadas determinadas bactérias e certos vírus.
  • Prestando-lhe atenção à pelagem e ao comportamento do seu gato, poderá detetar a tempo problemas fruto de uma alergia e acudir à consulta veterinária para que, com o tratamento adequado, o seu gato desfrute ao máximo da primavera.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

Novo comentário