A disfunção cognitiva significa a alteração de determinadas capacidades sensoriais, tais como a perceção, a aprendizagem e a memória, sendo que os gatos, com o passar a idade, podem igualmente sofrer destes tipos de alterações.

Se o seu gato mia dia e noite sem motivo, irrita-se mais facilmente, se o encontra demasiado assustado sem razão ou se ele parece esquecer-se das rotinas básicas, como ir à caixa de areia, então é provável que ele sofra de disfunção cognitiva.

A sua origem está relacionada com a deterioração que o sistema imunitário vai sofrendo com o passar dos anos, que o torna menos eficaz no combate contra os radicais livres, que são a causa de muitas doenças degenerativas deste tipo.

Existem tratamentos médicos, para combater a disfunção cognitiva, melhoram o transporte de oxigénio para o cérebro e fornecem nutrientes específicos para ajudar a melhorar os sintomas. Tem-se demonstrado que o aumento da ingestão de ácidos gordos essenciais (metade do cérebro é composto por estes) e antioxidantes (para combater os radicais livres) na dieta pode ser muito benéfico.

Existem vários alimentos da Royal Canin para gatos, com idade superior a 12 anos, que foram concebidos para ajudar estes nossos amigos a combaterem a disfunção cognitiva, entre eles: 
Senior Consult Stage 2Ageing 12+ da Royal Canin.

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

Novo comentário