- Bayer
- Gato
- 0 likes
- 999 visualizações
- 0 comentários
O que é a sarna ?
A sarna é uma doença causada por ácaros (parasitas da pele), que "habitam" na pele dos cães e gatos em diversas localizações. Os ácaros têm uma dimensão muito reduzida (décimas de milimetro) e como tal são invisiveis à vista desarmada. Noentanto, causam alterações desagradáveis na pele e ouvidos dos animais que muito os incomoda.
Existem diversos tipos de sarna. Os animais de companhia podem se essencialmente afetados por quatro tipos, cada uma causada por um ácaro diferente e que se distinguem entre si pelas lesões provocadas e pela localização.
Como se transmite a sarna ?
A transmissão é feita normalmente pelo contacto mdireto entre animais, sendo nalguns casos muito contagiosa.
Esta situação pode ocorrer com extrema com extrema facilidade devido ao comportamento social dos animais.
Sarna por Otodectes
O ácaro Otodectes tem dimensões superiores às dos outrosácaros e localiza-se nas orelhas dos cãe e gatos.
É muito contagioso
O ácaro alimenta-se de sangue, cera e desecreções resultantes da inflamação.
Produz prurido e irritação.
O animal sacode a cabeça e coça as orelhas nos objetos que encontra
Sarna Sarcóptica
Nos cães, localiza-se nas zonas com menos pêlo: bordos das orelhas, cotovelos, região abdómen, axilas e Joelhos.
As manifestações começam por um prurido intenso que se traduz no ato de coçar contínuo. Pode observar-se ocorrência de crostas.

É contagioso para o homem?
Infelizmente sim. A sarna sarcóptica é transmissivel ao Homem, quando existe um contacto muito próximo com os cães. No Homem manifesta-se com erupções cutâneas. Os casos de contágio ao Homem dos outros tipos de sarna são muito raros.
O que se pode fazer contra a sarna?
Aos primeiros sintomas de sarna deve dirigir-se ao seu médico veterinário para ser feito o diagnostico e o tratamento adequado. O tipo e duração do tratamento, bem como os cuidados adicionais, variam em função do tipo de sarna,da resposta ao tratamento e do estado geral de saúde do animal.
Uma das medidas imprescindiveis que se deve ter em conta em qualquer tratamento de sarnas, é a aplicação de antiparasitários de acção acaricida, que eliminem os acaros de modo a favorecer a rápida regeneração da pele lesionada. Hoje em dia existem medicamentos de fácil aplicação que são eficazes e seguros.
Se o seu animal de companhia tem algum tipo de sarna é também aconselhavel evitar o contacto directo com outros animais e com o Homem, de modo a evitar possiveis contagios.
Comentários (0)
Novo comentário