Cuidados com os cães em dias de chuva

No Inverno, porém, isso pode causar uma série de problemas, pois a combinação de água e frio, especialmente para cães que já possuem algum problema de saúde ou que têm uma idade mais avançada, pode causar doenças imediatas, sendo que algumas podem tornar-se bastante graves e até fatais.

Tendo isto em consideração, é necessário que os donos tomem as devidas precauções para protegerem os animais da chuva mas, para isso, é preciso reconhecerem os possíveis riscos a que o animal está sujeito.

Fungos

Quando o cão fica muito tempo exposto à chuva e ao frio, pode desenvolver problemas de pele. Isto acontece porque os pêlos acabam por demorar mais tempo a secar, criando-se assim um cenário perfeito para a ação de fungos e bactérias.

Problema nas articulações

Se já naturalmente com o frio os problemas articulares surgem com mais frequência, com a chuva, as dores nos ossos e nas articulações aumenta.

Pneumonia

Animais expostos à chuva e ao frio podem ter a temperatura do corpo bruscamente alterada, provocando-lhes estados de hipotermia, o que abre portas a gripes e, em casos mais extremos, a pneumonias.

Leptospirose

É justamente no período de chuvas que existe um enorme aumento da incidência de leptospirose em animais. Isto deve-se ao facto de a bactéria "leptospira interrogans", que é a transmissora da doença, ser eliminada através da urina dos animais doentes ou portadores, acabando por ser conduzida pela chuva e contaminando os demais animais que têm contacto com essa água.

Entre os sintomas estão: falta de apetite, vómitos, febre, alterações renais, desidratação, apatia, pele amarelada, fezes com sangue e urina escura. Em casos mais graves ou quando o animal não recebe os devidos cuidados médicos, a doença pode ser fatal.

Além disso, esta é uma patologia que pode ser transmitida do animal para o ser humano.

Medidas preventivas

Para proteger o animal contra estes problemas, existem algumas medidas que devemos tomar:

  • vacinar o cão contra a leptospirose;
  • manter o cão num ambiente seco;
  • caso o animal se molhe, é necessário secá-lo de imediato;
  • não deixar os comedouros e bebedouros expostos à chuva e aos roedores;
  • os banhos em dias chuvosos devem ser evitados, a não ser que o cão esteja realmente necessitado dessa limpeza.

Equipamento para a chuva

Mesmo em dias de chuva, há cães que ficam agoniados ao ficar em casa, já que alguns estão acostumados a fazer as suas necessidades apenas na rua. É também comum muitos cães precisarem de exercícios diários e, nestes casos, os passeios tornam-se imprescindíveis para manter a saúde do animal. Se o cão tiver que sair em dias chuvosos, deverá ir equipado com acessórios pensados para o proteger da chuva. Uma capa impermeável, por exemplo, é essencial para o manter seco durante o caminho, sendo muito mais do que um artigo estético. Já as almofadas das patas e o pêlo que fica entre os dedos, podem ser protegidos da chuva através da utilização de botas impermeáveis, reduzindo assim o risco de dermatites. Estas também ajudam a curar mais rápido lesões nas patas e reduzem o risco de infeçcões em feridas existentes nessa região. Certifique-se que as botas se adaptam ao animal e permitem que ele caminhe livremente.

Seguindo estas dicas, o seu cão vai ficar protegido neste Inverno!

Comentários (0)

Sem comentários neste momento

Novo comentário